terça-feira, 19 de junho de 2012

Asteroide 2011 AG5 passará com segurança pela Terra

Segundo a NASA, o asteroide 2011 AG5, descoberto no início do ano passado, passará tranquilamente pela Terra, sem representar risco a vida no nosso pequeno planeta. Porém ainda há um risco ( muito pequeno) de haver um impacto, análises mais profundas serão feitas, pois o corpo celeste ainda está distante de nós.


Quando o asteroide estiver se aproximando, há a possibilidade de sua rota ser alterada por causa da atração gravitacional da Terra, aumentando o nível de risco. Mas isso só acontecerá se essa rocha espacial de 140 metros passar por uma zona específica do espaço, "Dada a nossa compreensão atual da órbita deste asteroide, há apenas uma chance muito remota de esta passagem ocorrer", disse Lindley Johnson , executivo do programa Near-Earth Object ( Objeto próximo à Terra ).
Os cientistas estão bastante claros de que esse asteroide não representa uma ameaça ao nosso planeta, contudo ainda reconhecem essa pequena chance de impacto. Muitas observações serão feitas, e mesmo que essa chance aumente ainda há tempo suficiente para planejar e realizar uma alguma missão viável para mudar a rota da rocha.

Postado por:

Jéferson Sales Jéferson Sales, 18 anos, cursando bacharelado em física pela UFPB, amante da ciência desde a

infância, fanático por astronomia, cético, gamer, aventureiro em música e desenha nas horas

vagas.



Comentários
0 Comentários