quinta-feira, 28 de junho de 2012

Astrônomos detectam mudanças significativas em exoplaneta

     Conforme publicado no site da NASA, um grupo de astrônomos fizeram uma observação inédita usando dados do Telescópio Espacial Hubble. Segundo eles, o planeta HD 189733b, que é um gigante gasoso um pouco maior que Júpiter, sofreu variações atmosféricas muito intensas de acordo com os dados do telescópio.
     Os cientistas concluem que essas variações atmosféricas foram consequências de uma erupção muito forte na estrela que o planeta orbita. Essa erupção causou a evaporação de parte da atmosfera superior do exoplaneta, que está tão próximo da sua estrela que sua órbita completa dura apenas 2 dias terrestres.
Essa imagem ilustra a atmosfera do planeta HD 189733b sendo evaporada



     Os astrônomos observaram o transito do planeta em relação a sua estrela para observar a composição de sua atmosfera, mas em abril de 2012 não foi detectado nenhum traço da atmosfera do HD 189733b. Surpreendentemente nos dados coletados no ano seguinte os cientistas descobriram uma nuvem de gás que escapou do planeta após uma de suas erupções. Cerca de 1.000 toneladas de gás estava deixando a atmosfera do planeta a cada segundo, conforme concluíram os pesquisadores.

     Abaixo uma animação da NASA que narra e ilustra o que ocorre com o planeta:






Postado por:

Jéferson Sales Jéferson Sales, 18 anos, cursando bacharelado em física pela UFPB, amante da ciência desde a

infância, fanático por astronomia, cético, gamer, aventureiro em música e desenha nas horas

vagas.



Comentários
0 Comentários