quinta-feira, 21 de junho de 2012

Estudo mostra uma Antártica quente e verdejante

Representação da Antártica no Mioceno médio.


Um estudo recente realizado por uma universidade nos EUA com a participação da NASA afirma que o clima na Antártica antiga era muito mais quente e úmido do que se pensava.
Os cientistas chegaram a essa conclusão após examinar restos vegetais em amostras de sedimentos retirados da plataforma Ross Ice, as temperaturas encontradas foram bem elevadas, em torno de 11 graus mais quente que hoje, há cerca de 23 milhões de anos atrás as temperaturas podiam facilmente atingir 45 graus no verão na Antártica.
"O principal objetivo do estudo foi entender melhor o que o futuro das alterações climáticas pode ser parecido", disse Feakins, Professor da Universidade USC Dornsife de Letras, Artes e Ciências.
As condições de calor durante o Mioceno são geralmente relacionadas com os níveis de dióxido de carbono na atmosfera, que nessa época era bastante elevado. Atualmente os níveis de CO2 já bateram recordes em comparação com as últimas décadas, estão quase alcançando os mesmos níveis de quando a Antártica era bem quente.
Fica um alerta para a humanidade, os níveis de CO2 juntamente com o aquecimento global pode nos deixar bem próximos aos climas de milhões de anos atrás.




Você também pode conferir a matéria mais detalhada em: nasa.gov


Postado por:

Jéferson Sales Jéferson Sales, 18 anos, cursando bacharelado em física pela UFPB, amante da ciência desde a

infância, fanático por astronomia, cético, gamer, aventureiro em música e desenha nas horas

vagas.



Comentários
0 Comentários