Já sabemos o que é e como funciona um telescópio, também já falamos sobre o maior em funcionamento na Terra. Chegou a vez do segundo lugar na lista; o LBT (Large Binocular Telescope).
LBT, foto tirada em 2006 |
Localizado no Arizona, EUA, esse telescópio é composto por um par de espelhos de 8,4 metros de diâmetro, montados sobre uma estrutura altazimutal. Seus espelhos possuem cerca de 16 toneladas .
Antes do LBT, os astrônomos tinham um certo problema com as imagens obtidas de outros telescópios, pois apresentavam uma distorção causada pela atmosfera terrestre, as deixando um pouco borrada. Porém o Grande telescópio binocular (LBT), possui uma nova geração de de óptica adaptativa que faz desse o telescópio com maior resolução óptica do mundo, oferecendo imagens até 10 vezes melhores que o telescópio espacial Hubble.
Galáxia NGC891 |
A imagem acima foi a primeira captada pelo LBT, trata-se da galáxia NGC 891, que fica a cerca de 24 milhões de anos/luz da Terra na constelação de Andrômeda.
Artigos relacionados:
Artigos relacionados:
- Os maiores telescópios da Terra, VLT
- Os maiores telescópios da Terra, SALT
- Os maiores telescópios da Terra, W. M. Keck
- Os maiores telescópios da Terra, NLT
Postado por:
Jéferson Sales, 18 anos, cursando bacharelado em física pela UFPB, amante da ciência desde a infância, fanático por astronomia, cético, gamer, aventureiro em música e desenha nas horas vagas. |