domingo, 22 de julho de 2012

Buraco de 35 metros de diâmetro é encontrado acidentalmente na superfície de Marte

No dia 18 de julho passado, a Nasa publicou uma imagem de um buraco anormal encontrado na superfície marciana. A agência colocou a imagem com a seguinte nota:


Explicação: O que teria criado este buraco anormal em Marte? O buraco foi descoberto por acaso em imagens dos declives empoeirados do vulcão Pavonis Mons de Marte, que foram obtidas pelo instrumento HiRISE, a bordo do satélite robótico Mars Reconnaissance Orbiter, que atualmente orbita Marte. O buraco aparenta ser uma abertura para uma caverna subterrânea, parcialmente iluminada na direita da imagem. A análise disto e as imagens posteriores revelaram que a abertura tem 35 metros de diâmetro, enquanto o ângulo da sombra interior indica que a caverna tenha aproximadamente 20 metros de profundidade. O porquê de uma cratera circular ao redor deste buraco ainda é assunto para especulação, bem como a extensão total da caverna logo abaixo. Buracos como este são de especial interesse, porque seus interiores são relativamente protegidos das intemperes da superfície de Marte, tornando-os bons candidatos para abrigar vida marciana. Assim, esses buracos são um alvo importante para futuros robôs de exploração, e até mesmo para humanos exploradores interplanetários.








Fonte: Apod



Postado por:
Alan Sales, conhecido por alguns como Saturno, 18 anos,  se preparando para o vestibular e o ENEM. Pretende fazer Biologia. Desde criança fanático por astronomia e ciência em geral e apesar de não se dar muito bem em física, adora a parte teórica. Possui a mente aberta, é filósofo e escritor nas horas vagas.


Comentários
0 Comentários