segunda-feira, 20 de agosto de 2012

14 bilhões de anos em apenas 78 segundos


Os cientistas do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica (CFA) e do Instituto Heidelberg para estudos teóricos (HITS) usaram um supercomputador 1024-core para produzir uma simulação parcial da vida do universo , modelando milhares de estrelas individuais e galáxias. Os pesquisadores de software usado, chamado Arepo, o que melhora em técnicas mais antigas, utilizando uma grade inovadora e flexível para o espaço do modelo, em vez de dividi-la em cubos discretos. Mesmo com este desempenho, o vídeo que começa 4 bilhões de anos após o Big Bang e viaja para a frente em outros 10 bilhões - levou meses para processar, e teria levado séculos em uma máquina desktop comum. A equipe por trás da simulação tem como objetivo produzir versões ainda mais detalhadas no futuro, tendo áreas maiores do universo e modelá-las em uma resolução maior.
"Nós tomamos todas as vantagens de códigos anteriores e retiramos as desvantagens", explica Volker Springel, o astrofísico que criou o software, em um comunicado CFA.
Aprecie sem moderação...





Postado por:
Alan Sales, conhecido por alguns como Saturno, 18 anos,  se preparando para o vestibular e o ENEM. Pretende fazer Biologia. Desde criança fanático por astronomia e ciência em geral e apesar de não se dar muito bem em física, adora a parte teórica. Possui a mente aberta, é filósofo e escritor nas horas vagas.


Comentários
0 Comentários