sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Até ontem estávamos enganados sobre o formato do sol


O sol é o objeto mais redondo já medido, afirma estudo

A pesquisa foi feita por pesquisadores da Universidade do Havaí, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná. Até agora, os astrônomos presumiam que o formato do Sol mudava de acordo com seu ciclo de manchas solares. Mas, ao usarem os dados do observatório capturados durante dois anos, eles viram que essa variação era praticamente imperceptível. "Nesse período, o Sol evoluiu do valor mínimo de atividade de manchas solares para o máximo, o que deveria causar as maiores mudanças em seu  formato", disse Marcelo Emílio, pesquisador da UEPG e um dos autores do estudo. No entanto, o Sol permaneceu extremamente estável e quase não foi afetado pelo ciclo. 


Como o Sol gira em torno de si mesmo, os cientistas também presumiam que ele teria um formato mais achatado: o diâmetro dos 'polos' seria menor do que o do 'equador'. No entanto, a partir da análise das imagens, eles descobriram que o astro é muito mais redondo do que o previsto. Na verdade, ele é tão redondo que, se redimensionado para o tamanho de uma bola de futebol, a diferença entre os diâmetros mais largo e mais estreito seria muito menor do que a largura de um fio de cabelo.

Os resultados sugerem que outras forças além da rotação e do ciclo de manchas solares podem ter influência em seu formato.
Emílio explicou que a composição do Sol faz com que ele tenha movimentos muito diferentes dos da Terra. O que vemos do astro é sua parte externa, formada por gases, e esses gases se comportam de maneira diferente do nosso planeta – rochoso –, que os cientistas chamam de “corpo rígido”. Por isso, ele gira mais rápido no Equador do que nos polos.
Os autores acreditam que a descoberta sobre a forma do Sol possa ter relação com a rotação do astro. “Estamos tentando entender melhor os mecanismos que fazem o Sol funcionar como funciona”, disse o pesquisador brasileiro.
A partir daí, novos estudos podem ser feitos nesse sentido, para chegar a uma previsão mais precisa do comportamento solar. “Não conhecemos as variações do sol em longo prazo”, completou Emílio.
As variações na rotação do Sol influenciam a atividade da estrela de várias formas. Uma delas é seu campo magnético, que tem ciclos em que fica mais fraco ou mais forte. Neste ano, várias tempestades magnéticas do Sol já atingiram a Terra, e esse fenômeno afeta o funcionamento de satélites e a comunicação por rádio.

Fonte: G1, Veja
Postado por:
Alan Sales, conhecido por alguns como Saturno, 18 anos,  se preparando para o vestibular e o ENEM. Pretende fazer Biologia. Desde criança fanático por astronomia e ciência em geral e apesar de não se dar muito bem em física, adora a parte teórica. Possui a mente aberta, é filósofo e escritor nas horas vagas.


Comentários
0 Comentários