sexta-feira, 3 de agosto de 2012

H3N8, o vírus das focas pode vir a ameaçar os humanos.


Pelo menos 162 focas, a maioria crias, morreram na costa da Nova Inglaterra (EUA) infectadas pelo que parece ser uma nova variação do vírus influenza (gripe). A infecção provavelmente aconteceu após o contacto com aves contaminadas.

A morte dos animais começou a ser detectadas em Setembro do ano passado. Após analises dos corpos, os cientistas verificaram que as características não encaixavam noutras formas naturais de mortalidade.

Indo mais a fundo, detectou-se a variação do Influenza, um vírus com alta capacidade de mutação e adaptação. A nova gripe que atinge as focas é o vírus H3N8, uma categoria que também infecta cães e cavalos. É desconhecido o grau de ameaça do novo vírus, de qualquer maneira, é preciso ficar atento.

Diversos animais, como focas, morcegos, pássaros, porcos, cães e até mesmo baleias podem contrair um tipo de gripe, conhecido como Influenza A. Esse vírus consegue adaptar-se e infectar populações humanas.

Pássaros selvagens são fontes primárias de todos os Influenza A, mas os vírus podem "pular" de uma espécie para outra, ou mesmo recombinar-se. Em geral, os resultados são mortais.

Conhecida como gripe suína, a gripe provocada pelo H1N1 causou pânico em 2009. A pandemia foi resultado da combinação de vírus que infecta suínos, pássaros e humanos. Embora os pássaros possam contaminar os mamíferos, em geral os vírus são transmitidos entre eles. O novo vírus das focas, porém, conseguiu romper essa barreira e disseminar-se também de uma foca para outra. Algo parecido com que os vírus mortais de anos atrás também fizeram.








Postado por:
Alan Sales, conhecido por alguns como Saturno, 18 anos,  se preparando para o vestibular e o ENEM. Pretende fazer Biologia. Desde criança fanático por astronomia e ciência em geral e apesar de não se dar muito bem em física, adora a parte teórica. Possui a mente aberta, é filósofo e escritor nas horas vagas.


Comentários
0 Comentários