terça-feira, 21 de agosto de 2012

NASA decide enviar nova sonda a Marte em 2016


Crédito: JPL/Nasa

A NASA decidiu enviar outra missão a Marte. O projeto, chamado InSight , envolve a perfuração de 16 metros na crosta de Marte. A missão, definida para o lançamento, em 2016, irá fornecer informações detalhadas sobre o núcleo do planeta, em particular, determinar se é líquido ou sólido.

"Esta é a primeira vez que estamos a olhar para o interior de Marte", disse John Grunsfeld , administrador associado da Nasa, na Diretoria de Missões Científicas, durante uma conferência de imprensa em 20 de agosto. "Há muitas questões na ciência e estamos morrendo para saber a resposta."

Apesar de ser um planeta rochoso como a Terra, Marte é muito menor do que o nosso mundo de origem e tem evoluído de forma bastante diferente. Ao contrário da Terra, o Planeta Vermelho não tem placas da crosta e nem campo magnético global. Continua a ser uma questão em aberto se Marsquakes agitar a sua superfície e quanto.

InSight é parte do programa da NASA, que visa produzir ciência de valor barato. A missão está limitado a US $ 425 milhões, comparado a um roubo a carro-chefe recente rover Curiosity US $ 2,5 bilhões. Insight foi a competir para a seleção como a missão do Discovery seguinte contra outros dois, o Hopper Comet, que teria explorado o corpo de um cometa, e a Titan Mare Explorer, que pretendia pousar uma sonda barco em um lago de metano na lua Titã.




Postado por:
Alan Sales, conhecido por alguns como Saturno, 18 anos,  se preparando para o vestibular e o ENEM. Pretende fazer Biologia. Desde criança fanático por astronomia e ciência em geral e apesar de não se dar muito bem em física, adora a parte teórica. Possui a mente aberta, é filósofo e escritor nas horas vagas.


Comentários
0 Comentários