sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Pesquisadores sequenciam DNA completo de espécie de hominídeo extinta


Um novo estudo publicado nesta quinta-feira, na revista Science, descreve o genoma completo dos denisovanos, uma espécie antiga de humanos próxima aos neandertais. Com essa análise, os cientistas conseguiram explicar sua relação com os humanos modernos e como eles se espalharam pelo mundo. Os fósseis dos denisovanos são extremamente raros. O grupo só foi descoberto em 2010, e os únicos indícios de sua existência são um pedaço de um osso de um dedo e dois molares que foram escavados na caverna Denisova, no sul da Sibéria, na Rússia.
Segundo pesquisas anteriores, denisovanos, neandertais e humanos dividiram a Terra entre 400.000 e 50.000 anos atrás. Enquanto os denisovanos ocupavam grande parte da Ásia, os neandertais habitavam a Europa e os humanos a África. Nesse meio tempo, eles se encontraram e até se reproduziram entre si. Análises genéticas anteriores haviam mostrado que os neandertais transmitiram genes para os humanos que vivem fora da África e os denisovanos para os habitantes do sudoeste asiático e Oceania. Agora, a nova pesquisa utilizou um método muito mais preciso de análise de DNA antigo, que conseguiu obter mais informações a partir desses dados. 

[Veja]
Postado por:
Alan Sales: conhecido por alguns como Saturno, 18 anos, se prepara para o Enem - fará Bacharelado em Biologia. Desde criança sempre foi fascinado pelo céu... Gosta de ler, escrever, ouvir música. Além disso, pretende fazer letras no futuro para seguir com a carreira de escritor, já que no momento seu maior projeto é o seu livro que surge aos poucos.



Comentários
0 Comentários