terça-feira, 28 de agosto de 2012

Qual foi o primeiro software criado?


A resposta não é tão simples. "Depende do que considerarmos software", afirma o cientista de computação Paulo Candido, diretor técnico de uma empresa de consultoria de informática. Os primeiros computadores eletrônicos do mundo - como o Z3 alemão e o ENIAC americano - eram verdadeiras montanhas de válvulas que ocupavam o andar inteiro de um prédio. Sua programação era feita por técnicos que ligavam e desligavam centenas de cabos e tomadas nas posições desejadas, em um trabalho que lembra o das telefonistas de antigamente. Hoje, o software é composto de instruções escritas em uma linguagem específica de programação, armazenadas em memória eletrônica e executadas por um microprocessador, ou chip. Se essa for a definição aceita, o primeiro software surgiu na Inglaterra em 1948, baseado num sistema criado pelo matemático húngaro John von Neumann (1903-1957).
O incrível é que, cem anos antes de Neumann, esse conceito de software já havia sido imaginado, na teoria, por uma mulher. Por isso, muitos estudiosos consideram que a primeira programadora do mundo teria sido a condessa Ada Lovelace (1815-1852), matemática, filha do célebre poeta romântico inglês Lord Byron. Tudo começou quando Ada conheceu Charles Babbage, visionário que tentava construir um computador mecânico. Os dois trocaram muitas cartas e, em 1843, ela chegou a escrever programas para a chamada "Máquina Analítica de Babbage", que, infelizmente, nunca foi construída.
Postado por:
Kleython Lacerda, 18 anos, cursando licenciatura em física pela UFPB, desde criança, a matemática e a ciência me hipnotizavam, sendo esses um dos motivos pelo qual eu escolhi cursar física. Estudo alemão, pois pretendo me especializar na Alemanha em Física Nuclear.


Comentários
0 Comentários