sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Teoria Especial da Relatividade

 A teoria da relatividade surgiu para resolver uma disparidade entre as leis de Newton e as equações de Maxwel. A questão era se uma vibração luminosa (eletromagnética) se equipara a um corpo movente (uma massa), no sentido de que a sua velocidade medida depende da velocidade do observador e/ou da luz.

Suponhamos que meçamos a velocidade da luz de uma estrela com a Terra se afastando dessa estrela. Seis meses depois medimos a velocidade de novo, mas dessa vez a Terra estará se afastando. Segundo a mecânica Newtoniana, os valores das velocidades da luz deveriam diferir do dobro da velocidade relativa entre a Terra e a estrela( (vl + vet - (vl - vet)=2vet ).

Dizemos que observadores em movimento um em relação ao outro ocupam sistemas de referência distintos. Quando falamos em ondas luminosas, uma questão se impõe: em que sistema devemos medir a velocidade da luz. Nas equações de Maxwell não há implicações que a velocidade da luz dependa da velocidade da fonte ou do observador. Mas num sistema Newtoniano, se a Terra não se move em relação a uma estrela, a velocidade da luz emitida pela estrela deveria ser x; se a Terra e a estrela estão se aproximando, a velocidade da luz deveria ser maior que x; e se a Terra e a estrela estão se afastando, deveria ser menor que x.

Propôs-se que as ondas eletromagnéticas se propagariam através de uma éter absoluto e estacionário, assim como as ondas sonoras propagam-se pelo ar imóvel.
Mas se a Terra se movia em relação a esse éter, era de se esperar que uma corrente de éter fosse detectada. Os resultados experimentais foram desconsertantes. Um conjunto de experiências (como as aberrações estelares) pareceu revelar a quantidade esperada de vento de éter. Um segundo conjunto (incluindo a experiência de Michelson-Morley) não revelou nenhum vento de éter. Um terceiro conjuntode experiências (especialmente a medição de Armand Fizeau - medição da velocidade da luz na água em mavimento) revelou um afastamento parcial do éter na água.


Postado por:
Kleython Lacerda, 18 anos, cursando licenciatura em física pela UFPB, desde criança, a matemática e a ciência me hipnotizavam, sendo esses um dos motivos pelo qual eu escolhi cursar física. Estudo alemão, pois pretendo me especializar na Alemanha em Física Nuclear.


Comentários
0 Comentários