segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A bela Nebulosa Matusalém


Credito: Don Goldman


A adorável nebulosa planetária catalogada como simétrica MWP1 fica a cerca de 4.500 anos-luz de distância, na constelação do Cisne. Ela é uma das maiores nebulosas planetárias,  abrangendo cerca de 15 mil anos-luz. Com base na sua taxa de expansão a nebulosa tem uma idade de 150 mil anos. Uma nebulosa planetária dura em média de 10 a 20 mil anos (um piscar de olhos cósmico na vida de uma estrela parecida com o Sol). Mas nebulosas planetárias representam uma fase muito breve  na evolução estelar, pois a estrela central da nebulosa dá de ombros com as suas camadas externas para se tornar uma anã branca quente. Como resultado, MWP1 tornou-se um desafio para os astrônomos que a estudam.

No geral, as nebulosas planetárias são objetos tênues que não podem ser observados a primeira vista. Os primeiros observadores costumavam confundir elas com planetas, por causa de seus telescópios menos sofisticados, além das próprias nebulosas serem similares aos planetas, causando confusão. O primeiro  a perceber isso foi Antoine Darquier, descobridor da Nebulosa do Anel em 1779. Contudo, foi William Herschel, descobridor de Urano uns anos antes, que em 1784 cunhou finalmente o nome de "nebulosa planetária" para denominar estes objetos, embora realmente sejam muito diferentes dos planetas e não possuam relação alguma com eles.




Postado por:
Alan Sales: conhecido por alguns como Saturno, 18 anos, se prepara para o Enem - fará Bacharelado em Biologia. Desde criança sempre foi fascinado pelo céu... Gosta de ler, escrever, ouvir música. Além disso, pretende fazer letras no futuro para seguir com a carreira de escritor, já que no momento seu maior projeto é o seu livro que surge aos poucos.



Comentários
0 Comentários