Uma anã azul é uma classe hipotética de estrelas que se desenvolve a partir de uma estrela anã vermelha após esta ter esgotado muito seu abastecimento
de combustível de hidrogênio. Uma vez que estrelas anãs vermelhas fundem lentamente seu hidrogênio e são totalmente convertidas (permitindo uma maior percentagem do seu abastecimento de hidrogénio total a ser fundida). O universo não está velho o suficiente para qualquer anã azul ter se formado ainda. Sua existência é previsto com base em modelos teóricos.
Estrelas aumentam a sua luminosidade à medida que envelhecem, e uma estrela mais luminosa deve irradiar energia rápida para manter o equilíbrio. Estrelas maiores do que as anães vermelhas aumentam seu tamanho e tornam-se gigantes vermelhas com superfícies maiores. Ao invés de expansão, no entanto, anãs vermelhas são previstos para aumentar a sua taxa de radiação, aumentando a temperatura de sua superfície e se tornar "mais azuis". Isso ocorre porque as camadas superficiais das anãs vermelhas não se tornaram significativamente mais opacas, com o aumento da temperatura.
Anãs azuis podem evoluir para anãs brancas uma vez que seu combustível de hidrogênio é completamente limitado.
[Wickipédia]
Postado por:
Alan Sales: conhecido por alguns como Saturno, 18 anos, se prepara para o Enem - fará Bacharelado em Biologia. Desde criança sempre foi fascinado pelo céu... Gosta de ler, escrever, ouvir música. Além disso, pretende fazer letras no futuro para seguir com a carreira de escritor, já que no momento seu maior projeto é o seu livro que surge aos poucos.
|