terça-feira, 21 de agosto de 2012

Como detectar a vida em exoplanetas?





A resposta é muito original, a vida se reflete na lua. 


A luz da vida tem uma característica especial, a bioassinatura, se observarmos indiretamente, refletida em uma estrela próxima. 
Há vida na Terra, e isso é vista da Lua. 
O conceito é revelado na revista Nature no dia 01 de março de 2012, por uma equipe de astrofísicos que usaram o VLT do Observatório Europeu do Sul, localizado no deserto de Atacama nos Andes chilenos. 
Sim, vestígios de vida na Terra são impressos na luz cinza da lua. 
"O sol ilumina a Terra e a luz reflete na superfície da lua. A superfície lunar age como um espelho gigante e devolve-nos a luz da Terra - e é isso que observamos com o VLT", disse Michael Sterzik (ESO), autor principal do artigo científico. 
Em vez de medir a intensidade da luz reflectida, os cientistas concentraram a sua atenção na polarização da luz. Ao analisar a fraca luz de radiação terrestre na Lua, eles encontraram evidências da existência de vida orgânica.



Fonte: Astronoo

Postado por:
Alan Sales, conhecido por alguns como Saturno, 18 anos,  se preparando para o vestibular e o ENEM. Pretende fazer Biologia. Desde criança fanático por astronomia e ciência em geral e apesar de não se dar muito bem em física, adora a parte teórica. Possui a mente aberta, é filósofo e escritor nas horas vagas.


Comentários
0 Comentários