domingo, 12 de agosto de 2012

Curiosity pode vingar cientista que declarou a existência de antigas bactérias em Marte na década de 70

Dr. Gilbert V. Levin
Caso a sonda Curiosity encontre base de carbono no solo marciano, o pesquisador Gilbert Levin será finalmente vingado, já que ele declarou há 36 anos a teoria de que a vida na Terra foi semeado por um asteroide de Marte.

Um veículo Titã/centauro foi enviado para Marte no dia 20 de agosto de 1975 e obteve uma amostra do solo de lá.
Levin misturou o solo marciano com um nutriente contendo carbono radioativo.

Após os resultados a revista New Scientist escreveu: A ideia era simples: se as bactérias estavam presentes no solo e metabolizaram o nutriente, elas emitiriam moléculas digeridas de dióxido de carbono.  O experimento realmente detectou que dióxido de carbono foi liberado do solo, e que ele continha átomos de carbono radioativo. Carl Sagan até mesmo o congratulou por telefone.  Porém, a festa foi estragada por um outro experimento.  O Espectrômetro de Massa de Cromatografia de Gas (GCMS em inglês), estava procurando por moléculas baseadas em carbono e não encontrou nenhuma“.

A Nasa afirmou que os resultados de Levin eram inválidos.
O tempo dirá... se era realmente inválido... ou não.




Postado por:
Alan Sales, conhecido por alguns como Saturno, 18 anos,  se preparando para o vestibular e o ENEM. Pretende fazer Biologia. Desde criança fanático por astronomia e ciência em geral e apesar de não se dar muito bem em física, adora a parte teórica. Possui a mente aberta, é filósofo e escritor nas horas vagas.


Comentários
0 Comentários