quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Grande Colisor de Hádrons quebra recorde de maior temperatura já criada pelo homem

Cientistas do Grande Colisor de Hádrons dizem que, ao colidir dois íons de chumbo, eles chegaram à temperatura mais quente que a humanidade já atingiu. De acordo com um porta-voz do projeto, estima-se que eles chegaram a 5,5 trilhões de graus Celsius.
A colisão criou uma “sopa” de plasma com partículas subatômicas – glúons e quarks – que chegou à maior temperatura já criada pela humanidade.
Os cientistas ainda vão medi-la com toda a precisão necessária, mas o consenso é de que ela vai ultrapassar o recorde anterior, de 4 trilhões de graus. O número chegaria a 5,5 trilhões de graus Celsius.
E esta pode nem ser a temperatura mais alta de todos os tempos. Cientistas do RHIC (Colisor Relativístico de Íons Pesados), no Laboratório Brookhaven (EUA), ainda estão tentando descobrir a temperatura de um plasma que eles criaram no mês passado.
Resumindo: dois laboratórios, um na Europa e outro nos EUA, podem ter quebrado o recorde da maior temperatura já criada pelo homem. É uma temperatura tão alta e tão temporária que eles ainda não conseguiram medi-la em graus. Não importa quem quebrou o recorde: todos ganham, porque ciência é demais.

Fonte: Gizmodo



Postado por:
Jéferson Sales, 18 anos, cursando bacharelado em física pela UFPB, amante da ciência desde a infância, fanático por astronomia, cético, gamer, aventureiro em música e desenha nas horas vagas. Estarei sempre a disposição, então, qualquer dúvida ou crítica podem entrar em contato comigo pelo Facebook:
                                                     



Comentários
0 Comentários