quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Transplante de cérebro no robô Curiosity, em Marte, está completo


A NASA realizou um “transplante de cérebro” no robô explorador Curiosity: ao longo de vários dias, ele recebeu uma atualização do sistema operacional e apps. Agora ele está pronto para começar sua jornada de exploração ao longo da Cratera de Gale, rumo ao Monte Sharp em sua busca para encontrar vida – ou resquícios dela – no Planeta Vermelho.

Após conseguir executar um pouso bastante complexo e explorar um pouco mais o planeta vermelho, a sonda Curiosity precisava de uma atualização do software. A Nasa chamou o update de "transplante de cérebro", realizado ao longo de vários dias. O objetivo era fornecer ao Curiosity um software voltado mais para exploração, e menos para aterrissagem.

"Nós projetamos a missão desde o início para atualizar o software sempre que necessário, para diferentes fases da missão. A versão do software de voo que está no Curiosity é bastante voltada para pousar o veículo. Ele inclui muitas habilidades das quais não precisamos mais. Ele nos dá funcionalidades básicas para operar o rover na superfície, mas sempre esteve planejada a troca, após o pouso, para uma versão de software de voo que seja realmente otimizada para operações na superfície." - disse Ben Cichy, engenheiro de software da NASA para o MSL.

De acordo com a NASA, o rover agora está “otimizado para operar na superfície”, ou seja: ele pode começar a andar por Marte e usar seus instrumentos científicos – basta terminar de checar seu hardware. Em outras palavras, o Curiosity está no mesmo processo de boot e checagem de hardware que seu computador (ou smartphone) faz ao reiniciar após uma atualização. Se ele tivesse uma tela, agora estaria exibindo um logotipo da NASA.


O motivo da atualização é que o Curiosity ainda levava software usado na fase de Entrada, Descida e Pouso da missão. Agora esse software não serve de nada e foi substituído por um novo programa, que vai lidar com operações científicas e de navegação.
A equipe também está usando a câmera HiRISE da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que orbita ao redor de Marte, para ter uma ideia perfeita do que cerca o Curiosity, e para escolher a melhor trajetória que o robô deve percorrer. Esta é a última imagem “Você Está Aqui”, que mostra os arredores do Curiosity:
Esta visão colorida mostra a área ao redor do local onde o Curiosity pousou, dentro da Cratera de Gale em Marte. As cores foram reforçadas para destacar diferenças sutis, mostrando que a região de pouso é bem diferente das regiões ao sul, mais perto do Monte Sharp, que o Curiosity vai explorar. As cores azuis, na realidade, são mais próximas ao cinza.




Fonte: Gizmodo

Postado por:
Alan Sales, conhecido por alguns como Saturno, 18 anos,  se preparando para o vestibular e o ENEM. Pretende fazer Biologia. Desde criança fanático por astronomia e ciência em geral e apesar de não se dar muito bem em física, adora a parte teórica. Possui a mente aberta, é filósofo e escritor nas horas vagas.


Comentários
0 Comentários