Considerado raro na natureza, um redemoinho flamejante foi flagrado por um cinegrafista na Austrália. O fenômeno raro chegou a 30 metros de altura e durou cerca de 40 minutos. Algo excepecional, levando em conta que algo assim dura normalmente dois minutos.
Esse fenêmeno acontece quando o ar quente encontra ao subir algum princípio de incêndio no solo. Como queimadas de florestas quando estão secas.
Este redemoinho, no entanto, pode ser bastante perigoso. Por sorte, não houve feridos. No entanto, no Japão, o Grande sismo de Kanto provocou uma gigantesca tormenta de fogo que matou 38 mil pessoas em apenas 15 menutos na região de Hifukusho-Ato, Tóquio - 1923.
Em agosto de 2010, O ar seco que atingiu o estado de São Paulo provocou um redemoinho de fogo em Araçatuba, a 530 quilômetros da capital paulista.
Alan Sales: conhecido por alguns como Saturno, 18 anos, se prepara para o Enem - fará Bacharelado em Biologia. Desde criança sempre foi fascinado pelo céu... Gosta de ler, escrever, ouvir música. Além disso, pretende fazer letras no futuro para seguir com a carreira de escritor, já que no momento seu maior projeto é o seu livro que surge aos poucos.
|