sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Curiosity suspende 'passeio' para testar instrumentos




A sonda Curiosity, que chegou a Marte em 6 de agosto (5, no horário da Califórnia), suspendeu o ''passeio'' que fazia no planeta vermelho para executar os últimos testes nos instrumentos antes de iniciar a missão de exploração científica prevista para durar dois anos, informou a Nasa esta quinta-feira.

Em 4 de setembro, a Curiosity percorreu 30,5 m na direção sudeste antes de parar. Foi o trajeto mais longo desde o começo da missão que eleva a 109 o total de m percorridos pelo veículo em sua busca por indícios que demonstrem a existência de vida no passado do planeta. Uma câmera de navegação transmitiu as marcas deixadas pelas rodas da Curiosity em solo marciano neste dia.

"Vamos parar por uma semana para terminar as checagens dos instrumentos, o que nos permitirá estar prontos para fazer um bom trabalho científico", explicou em coletiva por telefone Mike Watkins, encarregado da missão do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, em Pasadena, Califórnia (oeste dos Estados Unidos).

"Todos os instrumentos, com exceção do braço mecânico da Curiosity e seu sistema de extração de amostras do solo, foram testados, funcionam e já produziram muitos dados científicos", detalhou.

Uma vez que o funcionamento do braço mecânico e do sistema de obtenção de amostras forem comprovados, o veículo-robô poderá retomar sua trajetória rumo ao primeiro ponto de interesse geológico da missão, denominado Glenelg, situado a 400 m de onde se encontra.

A equipe científica da Curiosity escolheu esta zona de interseção entre três tipos de terreno, onde acreditam encontrar um primeiro tipo de rocha que podem perfurar e analisar. Mas esta extração perfurando o solo só ocorrerá dentro de um mês ou mais, calculou um encarregado da Nasa. Antes de perfurar, os cientistas tentarão obter materiais que encontrem no solo, um processo mais fácil, explicou.


Fonte: Terra
Postado por:
Jéferson Sales, 18 anos, cursando bacharelado em física pela UFPB, amante da ciência desde a infância, fanático por astronomia, cético, gamer, aventureiro em música e desenha nas horas vagas. Estarei sempre a disposição, então, qualquer dúvida ou crítica podem entrar em contato comigo pelo Facebook:                                                      


Comentários
0 Comentários