sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Seria um hormônio responsável pela civilização humana?


O pesquisador Paul Zak pensa assim, e ele está provando que através de amostras de sangue de todos os tipos de pessoas, a partir de uma noiva e do noivo no dia do casamento de guerreiros tribais em Papua Nova Guiné, enquanto se preparam para realizar rituais tradicionais. Ele está olhando para os níveis de oxitocina, conhecida como a "química do amor."
A oxitocina foi muito conhecido como um hormônio reprodutivo feminino que desempenha um papel central no parto e amamentação, e cria pais bem sucedidos. Cuidar de bebês costumavam ser estritamente o trabalho das mulheres, mas não é mais, o que pode ajudar a explicar por que a paternidade mudou muito nos últimos 100 anos, desde o pai que é o estrito, regra que dá para se tornar o pai: "Papai", um companheiro de brincadeiras e cuidador. A Oxitocina emerge da pesquisa Zak como algo muito mais abrangente: a "molécula moral" por trás de toda virtude humana, confiança, carinho e amor, "uma cola social", como ele diz, "que mantém a sociedade unida."
Na edição de 15 de julho do Guardian, Paulo cita Burkeman Zak dizendo, "Os seres humanos são quase os únicos animais que regularmente querem estar em torno de membros estranhos de nossa espécie. Mas, para ser capaz de fazer isso, temos que ter algo em nossas cabeças que diz: "Oliver é seguro, Bob não é seguro." 
E essa é a oxitocina - esta antiga molécula, evolutivamente antiga, que nos ajuda a ser confiável com o grau certo de confiança recíproca em resposta. Zak chama de "uma cola social que mantém a sociedade unida."
Burkeman cita-o dizendo: "Para mim, esta é a base para a civilização: um bando de estranhos vivendo juntos. E  uma vez que você tem civilização, você pode ter especialização do trabalho, você pode ter o excedente, você pode ter professores universitários e os sacerdotes, porque agora você pode pagar isso, e então você começa o avanço do conhecimento. "




Postado por:
Alan Sales: conhecido por alguns como Saturno, 18 anos, se prepara para o Enem - fará Bacharelado em Biologia. Desde criança sempre foi fascinado pelo céu... Gosta de ler, escrever, ouvir música. Além disso, pretende fazer letras no futuro para seguir com a carreira de escritor, já que no momento seu maior projeto é o seu livro que surge aos poucos.



Comentários
0 Comentários