quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ciência em casa, a ciência no cotidiano. Assista já!


Ciência em Casa é uma série de TV com dois objetivos principais: primeiro mostrar que a ciência está mais perto de nós do que percebemos, que ela de fato mora em nossa casa, ali do nosso lado, fazendo parte do nosso dia-a-dia. O segundo objetivo é mostrar que ciência é algo muito divertido e instigante.

O programa é conduzido por 3 jovens e talentosos cientistas brasileiros, Daniel, Will e Gerson, todos na casa dos 30 anos, e todos graduados em física pela Universidade de São Paulo, na USP, a mais renomada e internacionalmente respeitada universidade brasileira.

Cada um desses rapazes tem sua personalidade bem definida: Daniel é aquele nerd que gosta tanto de entender quanto de explicar as coisas; Will é instigador e investigador, gosta de questionar e trazer os problemas à tona para serem analisados e resolvidos; Gerson é intrépido e destemido, gosta de ver a ciência bem de perto, de senti-la na própria pele, e ver as teorias funcionando na prática. Para eles a ciência, mais do que entendida, deve ser usada!

O que os três juntos fazem de mais especial, a "mágica" deles é o olhar, a capacidade de ver em volta e perceber onde a ciência está escondida, nos lugares mais insuspeitos como num prosaico botijão de gás, ou nas corriqueiras pás de um ventilador, ou ainda numa aparentemente desimportante gota dágua que cai da torneira da cozinha.

A partir disso, com a técnica e o conhecimento deles, desvendam pra audiência uma série de informações correlatas ao tema, mostrando o quanto de ciência o Homem foi capaz impregnar em cada objeto que nos cerca.

Em todos os episódios uma série de pequenas experiências ajudam a entender e absorver cada tema abordado. Além delas, no final sempre fazem uma experiência grande, elevando assim o tema a um estágio mais impactante.

Em cada episódio sempre há uma visita a algum lugar onde o tema científico se consolida, como numa fábrica de lentes, o centro aeroespacial brasileiro, ou uma usina de compostagem. Aprofundando o tema, eles sempre recebem uma visita ilustre, de algum convidado especializado na área, que vai dar informações mais precisas e avançadas sobre o tema. Mais ilustre ainda são as visitas de cientistas famosos de todos os tempos, como Einstein, Voltaire, Madame Curie, ou Newton, que se incumbem, através de divertidas animações, de contar uma parte da história relacionada ao tema de cada episódio.

Além disso tudo há também, permeando todo o programa, a divertida relação dos 3, que apesar da idade, ainda são três garotões, vivendo juntos na mesma casa, e regidos pela típica competitividade masculina. Quem ganha nessas competições? A audiência! Que se diverte enquanto aprende...

Fonte: NatGeo
Postado por:
Jéferson Sales, 18 anos, cursando bacharelado em física pela UFPB, amante da ciência desde a infância, fanático por astronomia, cético, gamer, aventureiro em música e desenha nas horas vagas. Estarei sempre a disposição, então, qualquer dúvida ou crítica podem entrar em contato comigo pelo Facebook:                                                      


Comentários
0 Comentários