domingo, 12 de agosto de 2012

Marte deve possuir placas tectônicas

Valle Marineris
Até então se acreditava que o único planeta no sistema solar que possui placas tectônicas era a Terra. No entanto, uma nova pesquisa feita por cientistas da UCLA (Universidade de Califórnia) sugere que essas estruturas também existe no planeta vermelho.

O estudo aponta que Marte está em um estágio primordial de placas tectônicas, o que pode ajudar os cientistas à entenderem melhor o nosso planeta quando mais jovem e à compreender a formação das placas tectônicas.

An Yin, autor principal da pesquisa já havia estudado placas tectônicas na região do Himalaia, onde há falhas por causa do encontro de duas grandes placas. Tal falha também foi encontrada na geologia marciana. Algo que só poderia ter sido originada por causa da existência das placas.

Além disso, os Valles Marineris (o maior e mais profundo sistema de cânions do sistema solar) pode ter sido formado por que está na região de encontro de duas grandes placas tectônicas, que estariam se movendo, assim como na Terra, sobre o magma proveniente do interior superaquecido do planeta.

Yin acredita que Marte abriga somente duas placas tectônicas e encontrar outras seria uma tarefa muito difícil.




Postado por:
Alan Sales, conhecido por alguns como Saturno, 18 anos,  se preparando para o vestibular e o ENEM. Pretende fazer Biologia. Desde criança fanático por astronomia e ciência em geral e apesar de não se dar muito bem em física, adora a parte teórica. Possui a mente aberta, é filósofo e escritor nas horas vagas.


Comentários
0 Comentários