sábado, 11 de agosto de 2012

Chuva de meteoros Perseidas acontece neste fim de semana



A partir da noite deste sábado (11) será possível observar no céu a chuva de meteoros Perseidas, provocada pelos detritos do cometa Swift-Tuttle. O horário de pico do fenômeno está previsto para as 5h da manhã de domingo, quando será possível observar a olho nu cerca de 90 meteoros caindo por hora. A lua minguante vai beneficiar o fenômeno, porque não vai iluminar muito o céu.  


A chuva de meteoros também será observada no Brasil, porém, como ela vem da direção norte, a visualização não será tão boa quanto no Hemisfério Norte. “No hemisfério sul, o fenômeno acontece muito próximo ao horizonte, por isso acaba concorrendo com os prédios da cidade e a própria iluminação das ruas”, disse o diretor do planetário de São Paulo, João Paulo Delicatto. A melhor aposta, de acordo com Delicatto, é direcionar o telescópio na direção do norte. 



As Perseidas acontece todos os anos no mês de agosto, quando a Terra passa por uma núvem de detritos deixado pelo cometa Swift-Tuttle. De acordo com a Nasa, o espetáculo é observado pelo homem há, pelo menos, 2 mil anos. Ela recebe este nome por causa da constelação de Perseu, de onde os meteoros parecem surgir. Já a passagem do cometa pela Terra é mais rara, ela acontece apenas a cada 133 anos.







Postado por:
Alan Sales, conhecido por alguns como Saturno, 18 anos,  se preparando para o vestibular e o ENEM. Pretende fazer Biologia. Desde criança fanático por astronomia e ciência em geral e apesar de não se dar muito bem em física, adora a parte teórica. Possui a mente aberta, é filósofo e escritor nas horas vagas.


Comentários
0 Comentários