sábado, 11 de agosto de 2012

Sonda Curiosity possui menos poder computacional do que o seu smartphone

(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

Apesar da NASA ter gasto bilhões de dólares no desenvolvimento da sonda Curiosity, o dispositivo responsável por percorrer Marte não é assim tão poderoso em poder computacional. Um dono de um iPhone 4S carrega em seu bolso um aparelho que possui o quadruplo do poder computacional do que aquele enviado ao espaço.


O veículo conta com um processador de 200 MHz, 256 MB de memória RAM e somente 2 GB de espaço de armazenamento interno. Porém, apesar de sua suposta falta de poder, a invenção é capaz de lidar muito bem com as tarefas para as quais foi construída, o que inclui o gerenciamento de nada menos que 17 câmeras fotográficas.


  • Primeira foto da sonda em Marte

(Fonte da imagem: Reprodução/MSL_Curiosity)

O pouso da Curiosity foi capturado pelo Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA, que registrou o momento em que o paraquedas da sonda era acionado. Apesar da baixa qualidade da imagem, é possível ver claramente o instante em que o dispositivo se aproximava do solo marciano.



As primeiras fotografias em alta qualidade tiradas pelo veículo devem ser feitas pelo aparelho Mars Descent Imager (MARDI), responsável por capturar todos os momentos do pouso. Porém, os dados obtidos pelo equipamento devem demorar cerca de uma semana para chegar à Terra. A expectativa é que a agência espacial norte-americana divulgue novas imagens da missão ainda nesta segunda-feira.




Fonte: Tecmundo





Postado por:
Alan Sales, conhecido por alguns como Saturno, 18 anos,  se preparando para o vestibular e o ENEM. Pretende fazer Biologia. Desde criança fanático por astronomia e ciência em geral e apesar de não se dar muito bem em física, adora a parte teórica. Possui a mente aberta, é filósofo e escritor nas horas vagas.


Comentários
0 Comentários