segunda-feira, 27 de agosto de 2012

SUPERTEMPESTADE SOLAR EM 2013 DEIXA GOVERNOS EM ESTADO DE ALERTA

Uma potente tempestade solar prevista para 2013, quando o Sol chegará a um ponto crítico do seu ciclo natural, poderá causar enormes danos e até resultar na morte de pessoas, segundo a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. A Nasa já emitiu uma sinal de alerta sobre o fenômeno, e o governo dos Estados Unidos lançou um chamado à população para enfrentar o que poderá ser uma verdadeira catástrofe.

Dentro do plano de emergência sugerido está a coleta comunitária de recursos básicos como água, energia e alimentos. De acordo com a Academia Nacional de Ciências, as partículas geomagnéticas emitidas pelo Sol poderiam destruir mais de 300 dos 2.100 transformadores de alta voltagem da rede elétrica dos EUA. Em um pior cenário, milhões de pessoas poderiam morrer.

Vários países da Europa, como Espanha, Alemanha e França, já estão trabalhando neste mesmo sentido para um plano de prevenção diante dos possíveis problemas que estas erupções solares poderão causar. De qualquer maneira, ainda não é possível saber qual será exatamente o tamanho do estrago deste fenômeno, já que um campo magnético que protege a Terra está preparado para repelir a radiação de uma tempestade geomagnética.

A expectativa é que a medida que a tempestade solar se aproxime - em um período ainda não definido do próximo ano - será possível avaliar quais são exatamente os perigos aos quais a Terra estará exposta. Contudo, os governos já começam a ser preparar para enfrentar o pior cenário possível.


Fonte: The History Channel 
  Postado por:
Natália Falcão Saturnino, 18 anos, cursando Gestão Ambiental no IFPB, pretende cursar Bacharelado em Biologia na UFPB. Ama ciência e seus derivados, é apaixonada pela Astronomia. Defende causas ambientais e luta como pode por um mundo sempre melhor. Gosta de aprender coisas novas, Rock e MPB, viajar, ler, jogar, sair, tocar violão, estudar e odeia não ter nada pra fazer! :)


Comentários
0 Comentários