terça-feira, 28 de agosto de 2012

O rebaixamento de Plutão e sua relação com Éris

A esquerda o planeta-anão Éris, A direita o planeta-anão Plutão

Muitos sabem que Plutão já não é mais um planeta, porém poucos conhecem uma importante colaboradora para o rebaixamento do ex-planeta, Éris.

Éris

Éris, conhecido oficialmente como 136199 Eris, é um planeta anão nos confins do sistema solar. Quando foi descoberto, ficou desde logo informalmente conhecido como o "décimo planeta", devido as estimativas apontarem que Éris deveria ser maior que o então planeta Plutão, hoje os cientistas acreditam que Éris pode ter alguns kilômetros a menos de diâmetro¹.

Mitologia
Éris, representada numa pintura ateniense (c. 520 a.C.)

Éris é a deusa da discórdia, na mitologia grega é famosa por ter causado, indiretamente, a Guerra de Tróia. Era também conhecida por acompanhar o seu irmão Ares (Marte) para o campo de batalha e, quando os outros deuses iam embora, ela ficava rejubilando-se da carnificina.

Plutão Rebaixado

Após a determinação do lugar de Plutão no cinturão de Kuiper e a descoberta de outros objetos transnetunianos como Quaoar e Sedna, sua classificação oficial como um planeta começou a ser controversa. 

Em 29 de julho de 2005, foi anunciada a descoberta de Éris, que tem aproximadamente o mesmo tamanho de Plutão. Alguns astrônomos consideraram esta descoberta um argumento mais forte para reclassificar Plutão como um planeta menor. 

Neste período Éris não possuia nome pois não havia consenso entre os cientístas sobre o grupo de corpos astronômicos ao qual Éris pertenceria, levando os cientístas a uma discórdia sobre o termo planeta. A discusão se estendeu durante meses até que a UAI fez uma reunião geral em Agosto de 2006 fez com que uma definição para planeta fosse elaborada atirando Éris e Plutão para um novo grupo de corpos celestes, os planetas-anões. Posteriormente Éris foi batizada com o nome da deusa grega da discórdia.

Lista de referências:

Recomendamos:
Postado por:
Renan Rodrigues, 19 anos, cursando bacharelado em física pela UFPB, curioso eterno, curto descobrir, entender e criar, já me aventurei programando jogos, escrevendo livros, criando músicas. Gosto também de jogar, ler, escutar boas músicas. Alguns podem dizer que sou meio doido, mais não deem muito crédito, é só intriga da oposição... ou não.





Comentários
0 Comentários