quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Parto natural estimula o desenvolvimento cerebral dos bebês


As mães que têm a opção de escolher entre um parto normal e uma cesariana, fariam bem em escolher a primeira opção. De acordo com uma pesquisa recente, o parto normal pode favorecer o desenvolvimento cerebral do bebê.
O parto normal desencadeia a liberação de uma proteína no cérebro dos recém-nascidos que favorece o desenvolvimento e o funcionamento do cérebro; é o que garante o estudo publicado na revista científica online PLoS ONE. Esse benefício se estende até a fase adulta.
Esta proteína, aparentemente mágica, é chamada de “proteína mitocondrial desacopladora 2”, ou UCP2.
Já se sabia que a UCP2 era importante no desenvolvimento de certos neurônios e circuitos cerebrais responsáveis pela memória a curto e a longo prazos. Ela está envolvida no metabolismo celular das gorduras, um dos componentes-chave do leite materno.
Portanto, a UCP2 não apenas favorece a transição do bebê para a fase de lactação materna, como também estimula o desenvolvimento cerebral.
Ainda não se sabe exatamente como o parto natural desencadeia a liberação desta proteína tão benéfica. Poderia ser algo bioquímico, hormonal, ou que tivesse relação com a estimulação gerada pelo movimento.
O que está claro é que as cesarianas diminuem essa proteína. Os partos por cesariana permitem o nascimento do feto por meio de uma incisão cirúrgica na parede do abdômen e do útero.
Algumas cesarianas são feitas em situações críticas, previnem determinados problemas, mas outras são feitas por opção. Os médicos se mostram cada vez mais preocupados com estas últimas.
“Os resultados da pesquisa demonstram um papel potencialmente crítico da UCP2 no desenvolvimento dos circuitos cerebrais”, declarou Tamas Horvath, da Escola de Medicina de Yale. “O aumento no número de cesarianas feitas por conveniência, e não por necessidade médica, poderia ter um efeito inesperado de atraso no desenvolvimento e no funcionamento cerebral dos seres humanos”.
Além disso, a cesariana envolve muitos riscos. Portanto, é melhor que as mães optem por partos normais sempre que for possível.
Fonte: Discovery
Postado por:
Natália Falcão Saturnino, 18 anos, cursando Gestão Ambiental no IFPB, pretende cursar Bacharelado em Biologia na UFPB. Ama ciência e seus derivados, é apaixonada pela Astronomia. Defende causas ambientais e luta como pode por um mundo sempre melhor. Gosta de aprender coisas novas, Rock e MPB, viajar, ler, jogar, sair, tocar violão, estudar e odeia não ter nada pra fazer! :)


Comentários
0 Comentários