segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Pilares de poeira: O monstro, Nebulosa Carina

Crédito: NASA, ESA, M. Livio e Hubble 20 anos
Dentro da cabeça desse monstro interestelar é uma estrela que está lentamente destruindo-o. O monstro, à direita, é realmente uma coluna inanimada de gás e poeira que mede mais de um ano-luz de comprimento. A estrela não é visível através dessa poeira opaca. Semelhantes batalhas épicas estão sendo travadas em toda  formação de estrelas da Nebulosa Carina 
No fim, as estrelas irão destruir essas nuvens de poeira e formar um aglomerado de estrelas na área da nebulosa que, hoje, é um berçário de novos astros. Pelo menos em 100.00 anos. Esses pontos cor-de-rosa são novas estrelas que já se libertaram da nebulosa.
O nome técnico dos jatos emitidos pela estrela é Herbig-Haro. Como uma estrela cria um Herbig-Haro ainda está em discussão, mas suspeita-se que envolva um disco de acreção girando em volta de uma estrela central.



[Nasa]

Postado por:
Alan Sales: conhecido por alguns como Saturno, 18 anos, se prepara para o Enem - fará Bacharelado em Biologia. Desde criança sempre foi fascinado pelo céu... Gosta de ler, escrever, ouvir música. Além disso, pretende fazer letras no futuro para seguir com a carreira de escritor, já que no momento seu maior projeto é o seu livro que surge aos poucos.



Comentários
0 Comentários