quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Planeta está sendo devorado por sua estrela-mãe


Uma concepção artística do exoplaneta WASP-12b, o planeta mais quente conhecido na Via Láctea, e potencialmente o de vida mais curta. 
O planeta conhecido como WASP 12-b pode não ter mais nem 10 milhões de anos de vida – ele é o planeta mais quente conhecido em nossa galáxia e está sendo esticado por uma estrela que “mora” em sua vizinhança.
Cientistas estimam que daqui a 10 milhões de anos ele será completamente devorado. A estrela (que é bem parecida com o Sol) tem temperaturas tão extremas, próximas a 1500 graus Celsius, que consegue esticar o planeta, como se ele fosse de borracha. A massa do planeta vai, aos poucos, se transferindo para a estrela – por isso ele parece estar “amassado”.
WASP-12b é tão perto da sua estrela que é superaquecido para quase 2.800 graus Fahrenheit.
Devido a essas forças fenomenais, a atmosfera do planeta cresceu quase três vezes o raio de Júpiter, e está derramando material para sua estrela-mãe. Wasp-12b é 40% mais massivo do que Júpiter.
Esse efeito de troca de matéria entre dois objetos estelares é comumente visto em sistemas de estrelas binárias próximas, mas esta é a primeira vez que ele foi visto tão claramente para um planeta. O sistema foi observado com o novo Espectrógrafo de Origens Cósmicas (COS) instrumento do Hubble .
"Vemos uma enorme nuvem de material em torno do planeta que está escapando e será capturada pela estrela. Identificamos elementos químicos nunca antes vistos em planetas fora do nosso sistema solar", disse o líder da equipa Carole Haswell, da Universidade Aberta na Reino Unido.
A estrela-mãe do planeta WASP-12b é uma estrela anã amarela localizada aproximadamente 600 anos-luz de distância, na constelação de Auriga. O exoplaneta foi descoberto pela Pesquisa do Reino Unido para Wide Area Planets (WASP) em 2008.
A sensibilidade sem precedentes ultravioleta (UV) do COS permitiu medições do escurecimento da luz da estrela-mãe quando o planeta passava em frente da estrela.Estas observações espectrais UV mostrou que as linhas de absorção a partir de alumínio, estanho, manganês, entre outros elementos, tornou-se mais pronunciada à medida que o planeta transita a estrela, o que significa que estes elementos existem na atmosfera do planeta, bem como na estrela.O fato de o COS pode detectar esses recursos em um planeta oferece fortes indícios de que a atmosfera do planeta é muito prolongado, porque é tão quente, disseram os pesquisadores.




Postado por:
Alan Sales, conhecido por alguns como Saturno, 18 anos,  se preparando para o vestibular e o ENEM. Pretende fazer Biologia. Desde criança fanático por astronomia e ciência em geral e apesar de não se dar muito bem em física, adora a parte teórica. Possui a mente aberta, é filósofo e escritor nas horas vagas.


Comentários
0 Comentários