quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Teoria do caos




Com certeza você já ouviu falar sobre a teoria do caos, pois é uma das leis mais importantes do universo. 

  • O que é a teoria do caos?
Também conhecida como Desordem Organizadaessa teoria estabelece que uma pequena mudança no início de algum evento pode trazer consequências enormes e totalmente desconhecidas. 
Podemos citar como exemplo a formação de tempestades, onde qualquer alteração na direção ou na velocidade dos ventos pode provocar enormes mudanças a longo prazo.


O estudo da Teoria do caos foi proposto por um meteorologista americano chamado Edward Lorenz que descobriu que fenômenos aparentemente simples tem um comportamento tão caótico quanto a vida. Ele chegou a essa conclusão após testar um programa de computador que simulava a evolução de condições climáticas.
Funcionava da seguinte forma, Lorenz estabelecia valores iniciais de ventos e temperaturas, então o programa simulava a previsão do tempo. Para ele, pequenas alterações nas condições iniciais teriam como consequência alterações também pequenas. Porém em seus testes, os resultados que obteve foram totalmente contrários, pois suas pequenas mudanças nos valores de início provocaram efeitos totalmente desproporcionais. Para Lorenz, era como se "O bater de asas de uma borboleta causasse, tempos depois, um terremoto no Texas". Com base nas suas observações ele formulou equações para o chamado "efeito borboleta".
E assim estava formulada a Teoria do caos.

Referências: Mundo EstranhoBrasil EscolaWikipédia



Postado por:
Jéferson Sales, 18 anos, cursando bacharelado em física pela UFPB, amante da ciência desde a infância, fanático por astronomia, cético, gamer, aventureiro em música e desenha nas horas vagas. Estarei sempre a disposição, então, qualquer dúvida ou crítica podem entrar em contato comigo pelo Facebook:
                                                     



Comentários
0 Comentários