sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Uma doce estrela é encontrada...



Uma equipe de astrônomos americanos e europeus, liderada pelo astrônomo dinamarquês Jes Jørgensen do Instituto Niels Bohr na Dinamarca, descobriu que uma protoestrela está cercada por uma nuvem de glicolaldeído (C2H4O2), um açúcar que que faz parte do RNA e é um dos blocos fundamentais da vida.
A descoberta foi feita usando o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, ou Grande Conjunto Milímetro/submilímetro Atacama, também conhecido como ALMA, um radiotelescópio feito de várias antenas que trabalham em conjunto na faixa do rádio.
Os cientistas apontaram para uma protoestrela que faz parte de um sistema binário. Uma protoestrela é uma estrela no início de sua “vida”, e a presença de glicolaldeído a uma distância equivalente à órbita de Urano indica que estas moléculas estão no lugar e no momento certos para “chover” sobre qualquer planeta que se forme em torno daquela estrela, fornecendo um dos blocos necessários para que a vida se origine lá. E o açúcar está se movendo!
O radiotelescópio ALMA é tão sensível que consegue detectar a nuvem de gás em torno da protoestrela, determinar que é açúcar, medir a distância em que se encontra da protoestrela, e verificar que ele está se movendo em direção à estrela. Tudo isto examinando as ondas de rádio emitidas pelas moléculas aquecidas pela protoestrela próxima.
A estrela binária examinada, IRAS 16293-2422, encontra-se a 400 anos-luz da Terra, na constelação do Serpentário ou Ofiúcio. A distância de 400 anos-luz é considerada pequena, o que a torna um excelente alvo para a pesquisa de moléculas e a química em torno de estrelas. Os astrônomos agora se perguntam até que nível de complexidade estas moléculas podem chegar antes de serem incorporadas a novos planetas, uma pergunta que o ALMA será vital para responder.
Além do etilenoglicol, outras moléculas orgânicas complexas foram detectadas na estrela: glicoetileno, formato de metila e etanol.


Postado por:
Alan Sales: conhecido por alguns como Saturno, 18 anos, se prepara para o Enem - fará Bacharelado em Biologia. Desde criança sempre foi fascinado pelo céu... Gosta de ler, escrever, ouvir música. Além disso, pretende fazer letras no futuro para seguir com a carreira de escritor, já que no momento seu maior projeto é o seu livro que surge aos poucos.



Comentários
0 Comentários