segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Aço "Superidrofóbico" permite ferver a água sem gerar bolhas


Aço "superidrofóbico" à esquerda não gera bolhas com água a 380 graus célsius.


Cientistas criaram uma espécia de aço que permite ferver a água sem gerar bolhas. A superfície criada é chamada de "superidrofóbica" - Hidro de água e fóbica de medo.
Na imagem vemos duas bolinhas de aço: a da esquerda é o aço "superidrofóbico" e o da direita é um aço normal. A água foi fervida em 380º C, bem acima do necessário para mudar o estado líquido da água para o gasoso. Como pode ser observado, a bolinha "superidrofóbica" não produz bolha alguma, bem diferente do ocorrido na bolinha normal.
A descoberta pode ser muito útil, já que em alguns lugares, a formação de bolhas pode danificar a superfície, as vezes podendo até gerar explosões. As usinas nucleares poderiam aproveitar-se disso. 
"A superfície repelente à água poderia servir ainda para evitar acúmulo de gelo onde isso não é desejado", disse os criadores da pesquisa, na qual foi liderada por Neelesh Patankar, da Universidade Northwestern, em Chicago e publicada na revista "Nature".



[G1]

Postado por:
Alan Sales: conhecido por alguns como Saturno, 18 anos, se prepara para o Enem - fará Bacharelado em Biologia. Desde criança sempre foi fascinado pelo céu... Gosta de ler, escrever, ouvir música. Além disso, pretende fazer letras no futuro para seguir com a carreira de escritor, já que no momento seu maior projeto é o seu livro que surge aos poucos.



Comentários
0 Comentários