segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Mistério em Marte: Formações esféricas no solo de Marte deixa cientistas coçando a cabeça


A foto  é na verdade um mosaico de quatro imagens tiradas por um gerador de imagens.


Está na hora de tirar os holofotes da sonda Curiosity por um instante antes que a fama suba a sua placa-mãe. Para isso, vamos dar um pouco de destaque a outra sonda marciana, esquecida pelos entusiastas, a sonda opportunity.
Uma estranha formação rochosa do solo marciano tem deixado os cientistas coçando a cabeça. Capturada pelas lentes da sonda opportunity, a formação esférica foi chamada de Kirkwook. À primeira vista, as formações parecem semelhantes aos chamados marcianos "blueberries", rico em ferro encontrado no solo marciano, em 2004; entretanto essas formações diferem dos aspectos-chaves, dizem os cientistas.
"Esta é uma das imagens mais extraordinárias de toda a missão", disse o principal investigador da missão, Steve Squyres, da Universidade Cornell, em Ithaca, Nova York, em um comunicado. "Kirkwood está repleto de um denso acúmulo desses pequenos objetos esféricos. Naturalmente, imediatamente pensei nos mirtilos, mas isso é algo diferente. Nós nunca vimos tal acumulação densa de esférulas em um afloramento de rocha em Marte."

O sonda Opportunity está atualmente a explorar um local conhecido como Cape York ao longo da borda ocidental de uma gigante cratera marciana chamada Endeavour. Opportunity é uma das duas sondas que pousaram em Marte em janeiro de 2004, Espirit era o outro, para explorar locais de pouso diferentes.


[Yahoo]

Postado por:
Alan Sales: conhecido por alguns como Saturno, 18 anos, se prepara para o Enem - fará Bacharelado em Biologia. Desde criança sempre foi fascinado pelo céu... Gosta de ler, escrever, ouvir música. Além disso, pretende fazer letras no futuro para seguir com a carreira de escritor, já que no momento seu maior projeto é o seu livro que surge aos poucos.



Comentários
0 Comentários