A sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da Nasa, identificou no planeta Marte uma nevasca de gelo seco, formada por dióxido de carbono (CO2) sólido. Trata-se da primeira descoberta desse tipo de fenômeno em todo do Sistema Solar. Os dados foram obtidos no polo sul marciano, no inverno de 2006 para 2007, por meio de luz visível e infravermelha. A nuvem de CO2 em questão tinha 500 quilômetros de diâmetro. O estudo sobre o assunto será publicado na revista "Journal of Geophysical Research".
Para que haja a formação desta neve seca em Marte, a temperatura no planeta tem que ser em torno de 125° C negativos. Segundo pesquisadores do Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa, as nuvens de CO2 em Marte são grossas o suficiente para se acumular no polo sul e manter o material congelado ao longo de um ano.
[seuhistory]
Postado por:
Alan Sales: conhecido por alguns como Saturno, 18 anos, se prepara para o Enem - fará Bacharelado em Biologia. Desde criança sempre foi fascinado pelo céu... Gosta de ler, escrever, ouvir música. Além disso, pretende fazer letras no futuro para seguir com a carreira de escritor, já que no momento seu maior projeto é o seu livro que surge aos poucos.
|