domingo, 16 de setembro de 2012

Como o beija-flor fica suspenso no ar?




Em primeiro lugar, a agilidade dessa ave é garantida pela velocidade do batimento de suas asas, muito maior que a de outros pássaros - chegando, em alguns casos, ao impressionante número de 80 batidas por segundo. Mas o verdadeiro segredo é outro. "Ao contrário das outras aves, o beija-flor não agita as asas para cima e para baixo, mas para a frente e para trás, na horizontal", afirma o ornitólogo Luiz Francisco Sanfilipeo, do Parque Zoológico de São Paulo. Como a ligação da asa com o corpo não é rígida , ela pode ser revirada como uma hélice. Assim, de maneira semelhante a um helicóptero, formam-se redemoinhos de ar que mantêm o pássaro pairando. Esse vôo invertido, porém, só é adotado quando o beija-flor quer se alimentar, dispensando-o de pousar junto às flores. Outra coisa: se a força realizada com a asa na posição dianteira fosse a mesma da posição traseira, o beija-flor não se moveria.
Mas o bichinho desloca-se para a frente e para trás alterando a potência em cada uma das fases da batida. O vaivém de poucos centímetros para a frente e para trás é necessário para ficar em uma posição mais cômoda em relação à flor...
O truque do voo invertido: Todos os pássaros batem as asas para cima e para baixo, o beija-flor faz o contrário para se alimentar, quando a asa desloca-se para trás, sua ponta fica virada para cima. A ligação da asa com o corpo não é rígida e, ao chegar atrás, ela gira, quando vai para a frente, a asa volta à posição normal. Esse movimento em forma de oito gera no ar redemoinhos que mantêm o pássaro suspenso.

Fonte: (Mundo EstranhoGoogle Imagens

Postado por:
Natália Falcão Saturnino, 18 anos, cursando Gestão Ambiental no IFPB, pretende cursar Bacharelado em Biologia na UFPB. Ama ciência e seus derivados, é apaixonada pela Astronomia. Defende causas ambientais e luta como pode por um mundo sempre melhor. Gosta de aprender coisas novas, Rock e MPB, viajar, ler, jogar, sair, tocar violão, estudar e odeia não ter nada pra fazer! :)


Comentários
0 Comentários