domingo, 16 de setembro de 2012

Hienas podem ser tão inteligentes quanto primatas




Considerados animais “bem-humorados” (seu rugido de intimidação se parece com uma risada), as hienas nunca foram exatamente um símbolo de inteligência. Contudo, contrariando a crença popular, estudo recente mostrou que as hienas podem ser tão espertas como um primata e são capazes de aprender a solucionar problemas.
Para testar a inteligência desses animais, as pesquisadoras Sarah Benson-Amram (da Universidade de St. Andrews, Reino Unido) e Kay E. Holekamp (da Universidade Estadual de Michigan, EUA) “desafiaram” algumas hienas selvagens a abrir uma caixa de metal com comida dentro.
Algumas desistiram cedo, enquanto outras testaram vários métodos, como morder, virar, empurrar e cavar embaixo da caixa. Essas persistentes foram mais bem-sucedidas e, inclusive, foram capazes de abrir a caixa em menos tempo nas outras vezes.
“Nós vimos indicações de que hienas selvagens também são capazes de aprender sobre o problema observando enquanto outras o resolviam”, destaca Benson-Amram. Além das preguiçosas, das observadoras e das obstinadas, as pesquisadoras encontraram um quarto tipo: “Uma hiena que não conseguia aprender a abrir caixa descobriu como se posicionar perto da porta para poder pegar o alimento assim que outra conseguisse resolver o quebra-cabeça”, conta.


Postado por:
Alan Sales: conhecido por alguns como Saturno, 18 anos, se prepara para o Enem - fará Bacharelado em Biologia. Desde criança sempre foi fascinado pelo céu... Gosta de ler, escrever, ouvir música. Além disso, pretende fazer letras no futuro para seguir com a carreira de escritor, já que no momento seu maior projeto é o seu livro que surge aos poucos.



Comentários
0 Comentários