segunda-feira, 10 de setembro de 2012

NOVO MAPA DO GENOMA MOSTRA IMPORTÂNCIA DE MATERIAL ANTES CONSIDERADO “LIXO” GENÉTICO

As revistas Nature e Science publicaram, simultaneamente, 30 artigos com os resultados do exaustivo projeto Encode, no qual participaram 32 pesquisadores e 440 laboratórios do mundo todo para desenvolver o mais completo mapa do genoma humano desde 2000.

O fato mais importante desta nova investigação está na descoberta da verdadeira funcionalidade de um material genético que até então era considerado uma espécie de “lixo”, já que se acreditava que apenas os genes, que compõem 2% do genoma, teria alguma relevância na composição do DNA.

No entanto, novos estudos mostram que 80% do genoma possui funções precisas que regulam os processos genéticos, ativando ou desativando os genes. Por conta deste avanço na pesquisa, é possível determinar que grande parte dessas regiões antes subestimadas possui informações vinculadas ao desenvolvimento de doenças genéticas durante a fase embrionária. Isto significa que, com este novo mapa, que é praticamente uma enciclopédia genética, poderão ser desenvolvidos no futuro métodos preventivos ou até a cura de doenças.




Postado por:
Alan Sales: conhecido por alguns como Saturno, 18 anos, se prepara para o Enem - fará Bacharelado em Biologia. Desde criança sempre foi fascinado pelo céu... Gosta de ler, escrever, ouvir música. Além disso, pretende fazer letras no futuro para seguir com a carreira de escritor, já que no momento seu maior projeto é o seu livro que surge aos poucos.



Comentários
0 Comentários