domingo, 19 de agosto de 2012

Curiosity dispara em uma pedra com laser


A sonda Curiosity lançou hoje o seu primeiro disparo a laser da ChemCam em uma rocha alvo. Trata-se da primeira rocha a ser analisada por este instrumento fora de nosso planeta. Durante a prática de alvo, neste domingo, Curiosity despediu 30 pulsos em uma pedra próxima sobre uma janela de 10 segundos, a gravação de um pequeno buraco.



Esta imagem composta, com inserções ampliada, retrata o primeiro teste com laser pelo instrumento de Química e câmera, ou ChemCam, a bordo do Curiosity da NASA Mars Rover. A composição incorpora uma imagem de câmera de navegação tomada antes do teste, com inserções de tomadas pela câmara em ChemCam. A inserção circular destaca a rocha antes do teste de laser. A inserção quadrada é ainda mais ampliada e processados ​​para mostrar a diferença entre as imagens obtidas antes e após a interrogação do laser da rocha.

Desde o desembarque em Gale Crater, há duas semanas, o veículo de seis rodas foi verificar seus instrumentos, incluindo o laser. Durante a sua missão de dois anos, Curiosity era esperado para apontar o laser em várias rochas enquanto conduz em direção ao Monte Sharp, uma montanha de 3 quilômetros de altura subindo do chão da cratera.

A equipe Curiosity fez uma referência a Austin Powers, quando ele twittou : "Sim, eu tenho um feixe de laser ligado à minha cabeça, eu não sou mal-humorado; eu atirei em uma rocha para a ciência." Em seguida, ele assinou "# PewPew", numa referência nerd ao som que o laser faz quando descarregada.

Os resultados do teste ainda estão sendo analisados.

[Nasa, msnbc]

Postado por:
Alan Sales, conhecido por alguns como Saturno, 18 anos,  se preparando para o vestibular e o ENEM. Pretende fazer Biologia. Desde criança fanático por astronomia e ciência em geral e apesar de não se dar muito bem em física, adora a parte teórica. Possui a mente aberta, é filósofo e escritor nas horas vagas.


Comentários
0 Comentários