domingo, 19 de agosto de 2012

Novo modelo de criação de Lua é criado




Várias hipóteses já foram criadas afim de tentar explicar a formação da Lua, no qual a maioria delas refere-se à um impacto cósmico que arrancou pedaços do jovem planeta Terra e resultaram no que vemos hoje no céu.
No entanto, detalhes dessa colisão têm sido motivos de muitos debates nos últimos anos. Dessa vez, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Berna, na Suíça, parece ter colocado um ponto final no mistério, afirmando em detalhes o processo de formação da Lua.
Até então, a teoria mais aceita era que um planeta cujo tamanho era semelhante ao de Marte se chocou numa velocidade não tão alta com nosso planeta, lançando para o espaço uma grande nuvem de material que posteriormente se resfriou e aglutinou, e a gravidade aos poucos foi moldando o satélite. Ou seja, essa teoria afirma que os materiais da Lua sejam proveniente tanto do nosso planeta quanto do outro.
Contudo, observações e amostras do solo lunar indicam que a Lua possua um núcleo de ferro, assim como o do nosso planeta. Mas o satélite não possui tanto ferro, e simulações computadorizadas reforçam a ideia.
Segundo a nova teoria proposta por Andreas Reufer e sua equipe, um corpo muito mais veloz e maior se chocou com o nosso planeta. Esse corpo, que era possivelmente um planeta, perdeu somente uma pequena quantidade de material e essa parte se perdeu eternamente pelo espaço. A maior parte do material da Lua é resultante da Terra, segundo modelo.


Tal fenômeno fez com que se formasse um anel de destroços da colisão muito quente, e com condições necessárias para a formação de um pequeno satélite. A teoria combina avançadas simulações que envolvem criação de luas em geral e o ajustamento gravitacional causado após uma colisão, mas ainda não temos o veredito final sobre o debate. Novas simulações serão realizadas.



Postado por:
Alan Sales, conhecido por alguns como Saturno, 18 anos,  se preparando para o vestibular e o ENEM. Pretende fazer Biologia. Desde criança fanático por astronomia e ciência em geral e apesar de não se dar muito bem em física, adora a parte teórica. Possui a mente aberta, é filósofo e escritor nas horas vagas.


Comentários
0 Comentários