sábado, 18 de agosto de 2012

Cientistas criam robô 'camaleão' que muda de cor conforme o ambiente


Robô criado em Harvard altera cores e até brilha no escuro (Foto: S. Morin/Harvard University/Divulgação)

Pesquisadores da Universidade Harvard, nos EUA, desenvolveram um robô de borracha capaz de se camuflar de acordo com o ambiente. Inspirado na natureza, esse "camaleão" flexível pode ser útil para estudar o comportamento animal e desenvolver máquinas cuja presença não deve ser notada.
A novidade foi publicada na edição desta quinta-feira (16) da revista "Science". O robô tem quatro "patas", ligadas por pequenos fios que, por sua vez, são amarrados a um sistema de controle. O ar é forçado por meio dos canais, o que faz com que o aparelho ande a 40 m/h.
Em outra camada de microcanais, os pesquisadores Stephen Morin e colegas incluíram um dispositivo que muda de cor, por meio do bombeamento de vários tons diferentes.
A temperatura dos corantes também pode ser alterada, o que é capaz de tornar o robô visível inclusive por luz infravermelha. Na natureza, a presença desse tipo de raio é sentida, por exemplo, por algumas espécies de cobras que têm órgãos especializados.

Os cientistas dizem que esse robozinho pode se adaptar e funcionar tanto como um polvo, que despista predadores ao modificar pigmentos na pele, quanto como um vaga-lume, que brilha no escuro. Já animais como as águas-vivas usam a bioluminescência para alertar possíveis inimigos, enquanto os pavões têm a plumagem brilhante para atrair parceiras.
Segundo os autores, no futuro, robôs e máquinas de grande porte poderão carregar consigo fontes de energia, fluidos, sistemas eletrônicos e de bombeamento capazes de mudar de cor, contraste, temperatura, luminosidade e aparência em geral.


Fonte: G1

Postado por:
Alan Sales, conhecido por alguns como Saturno, 18 anos,  se preparando para o vestibular e o ENEM. Pretende fazer Biologia. Desde criança fanático por astronomia e ciência em geral e apesar de não se dar muito bem em física, adora a parte teórica. Possui a mente aberta, é filósofo e escritor nas horas vagas.


Comentários
0 Comentários